sábado, 14 de setembro de 2013

O uso excessivo da internet

O uso da Internet por tempo prolongado preocupa pais e educadores.

Definir se esse uso prolongado se tornou excessivo não é fácil.
Para identificar o uso excessivo é importante se considerar não apenas o tempo de uso da Internet, mas especialmente a qualidade desse uso.

O uso excessivo da Internet se caracteriza por, além de um uso prolongado, uma ausência de controle, a criança e adolescente não consegue parar de usar, e principalmente por ser uma atividade repetitiva e muito pouco criativa.

O QUE FAZER?
A participação dos adultos é muito importante.
É preciso que eles estejam atentos ao sinais de prejuízo provocados pelo uso excessivo:
- Queda no rendimento escolar
- Diminuição das horas de sono
- Não cumprimento das obrigações, tarefa de casa, horário de refeições, em decorrência das muitas horas conectados
- Dificuldades em controlar, diminuir ou parar o uso prolongado da Internet

A escola pode ser a primeira a notar alguns destes sinais, seu papel é importante na medida em que pode orientar os pais a estabelecerem horários e limites para o uso da Internet de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança.

Caso perceba que a situação tem se agravado, é importante que se possa procurar ajuda de um profissional especializado para acompanhar a avaliar até que ponto tem sido prejudicial o uso da Internet e o que pode estar por trás deste comportamento.

COMO PREVENIR?
Seja assistindo TV, navegando na Internet ou jogando games, é importante a mediação dos adultos na prática dessas atividades. Todas elas são meios lúdicos que dão muito prazer, entretanto seu uso não deve impedir a busca por outras formas de diversão.
Além da escola ser um espaço onde se oferece outras atividades, também lúdicas e prazerosas, ela pode sugerir usos mais criativos da Internet, como jogos e aplicativos educativos, e-books e a visita orientada a portais educacionais e culturais.



Download

0 comentários:

Postar um comentário